terça-feira, 10 de novembro de 2015

Futebol americano ganha espaço em São Paulo


Apesar das dificuldades, times amadores se mantêm firmes e disputam campeonatos em diversas cidades da capital

Time do Soldiers FA em preparação para jogo / Foto: Luana Viegas


Por Andressa Santos, Jacqueline Fernandes e Luana Viegas


Com a disseminação da internet e de canais por assinatura especializados em esportes, o futebol americano tem caído no gosto dos brasileiros. O esporte tem a cada ano cativado mais telespectadores, que além de assistirem a final da NFL (principal liga norte americana), assistem torneios amadores do esporte que acontecem no Brasil.

Cesar Augusto dos Santos, presidente e um dos fundadores do time amador Soldiers FA, que fica em Osasco, declarou que surgem por ano de três a quatro times novos em São Paulo. Segundo Santos, existem diversas dificuldades em desenvolver o esporte e criar um time sem recursos, já que a cidade tem o vôlei como foco. “Nosso time é totalmente amador, conseguimos uma bola e visitamos times mais famosos na época, até para ter experiência", relata o presidente. Hoje, a equipe está melhor tecnicamente, a cidade de Osasco cedeu um campo onde os atletas treinam e fazem sua preparação para as competições que participam.

Para José Luiz Seno Junior, head coach da equipe, ter um time de futebol americano tem suas complicações. “Falta ajuda do governo, pois não temos um campo bom, equipamentos e nem um ônibus da prefeitura para nos ajudar nos jogos”, desabafa o treinador. Seno Junior acredita que tudo isso se dá pela falta de divulgação e popularidade do esporte. “Ainda existe muita confusão entre rugby e futebol americano”, completa.

Além do futebol americano masculino, o Soldiers apresenta a modalidade feminina. Bruna Souza, uma das atletas, afirma que existe preconceito no esporte em relação às mulheres. “As pessoas acreditam que é um esporte muito violento, sempre falam mal. É comum ouvir que é um esporte para homens e que menina não joga isso”, finaliza. Apesar do preconceito, há um crescente número de mulheres aderindo o esporte em São Paulo.


Aquecimento antes do jogo / Foto: Luana Viegas
Torcida organizada / Foto: Luana Viegas
Aquecimento antes do jogo / Foto: Luana Viegas
Momento durante o jogo / Foto: Luana Viegas
Momento durante o jogo / Foto: Luana Viegas




0 comentários:

Postar um comentário